O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu, nesta quinta-feira (26) efeito suspensivo para o técnico Abel Ferreira, que está liberado para o jogo entre Palmeiras e Atlético-MG deste sábado (28).
O Verdão recorreu da pena de dois jogos do treinador, e o processo agora aguarda data de julgamento na última instância nacional.
Abel Ferreira foi punido por fazer gesto obsceno no banco de reservas do jogo entre Palmeiras e Flamengo, pela Copa do Brasil, em que foi expulso pelo árbitro Anderson Daronco após sugestão do VAR. O clube considerou injusta a aplicação da pena para o Campeonato Brasileiro, pois o técnico recebeu cartão vermelho em outro torneio.
Anteriormente, a Procuradoria do STJD tomou como base o artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê o seguinte: “Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade”.
O técnico do Palmeiras acabou enquadrado no artigo 258 do CBJD, que poderia render até seis partidas de suspensão. O trecho indica que atitudes contrárias à disciplina ou à ética esportiva, como desrespeitar os membros de arbitragem, são passíveis de punição.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Palmeiras consegue liberação de Abel Ferreira para jogo contra o Atlético-MG no site CNN Brasil.