O Cruzeiro surpreendeu e anunciou a contratação do atacante Dudu, de 32 anos, ídolo do Palmeiras. O jogador, revelado pelo clube celeste em 2010, está de volta à Raposa.
“O Cruzeiro comunica que tem um acordo com o Palmeiras e com Dudu para a contratação do atacante, de maneira definitiva”, publicou o time mineiro nas redes sociais.
O jogador vai passar por exames e assinará contrato de forma definitiva com o Cruzeiro. Ele deve chegar a Belo Horizonte na próxima segunda-feira (17).
Dudu no Palmeiras
Dudu ficou quase um ano sem ser relacionado para jogos do Palmeiras. Em agosto de 2023, ele rompeu o ligamento do joelho direito e ficou em tratamento por um longo período.
Na última quinta-feira (13), ele ficou no banco de reservas na vitória da equipe paulista sobre o Vasco, por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, mas não foi acionado pelo técnico Abel Ferreira. Após a partida, o jogador revelou a emoção de voltar a viver a “adrenalina de um jogo”.
“A noite no Allianz foi mais um momento muito especial para mim, pois voltei a sentir a adrenalina de um jogo e toda a vibração da torcida”, escreveu nas redes sociais.
O último jogo oficial de Dudu foi em 27 de agosto de 2023, contra o Cruzmaltino, no Allianz Parque, pelo Brasileirão. Na partida, ele sofreu a grave lesão no joelho.
Após meses de recuperação, ele voltou a treinar com o grupo do Verdão e participou de alguns jogos-treino. No último sábado (8), ele fez um dos gols da equipe palmeirense.
Dudu é ídolo do Palmeiras. Ele ficou no clube paulista entre 2015 e 2024 e conquistou diversos títulos: duas Libertadores (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2022), quatro Brasileiros (2016, 2018, 2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2015) e uma Supercopa do Brasil (2023).
Dudu fez 433 jogos e marcou 88 gols pelo Alviverde.
Carreira
Revelado pelo Cruzeiro em 2009, Dudu fez as categorias de base na Toca da Raposa I. Com apenas 18 anos, ele foi emprestado ao Coritiba para a disputa da Série B.
Já em 2011, o ainda jovem jogador retornou ao clube mineiro e foi integrado ao time principal. Naquele ano, ele entrou em campo em 18 vezes, marcou dois gols e deu duas assistências.
Ainda que tivesse começado a receber oportunidades com a camisa da Raposa, Dudu ganhou os holofotes de todo o mundo quando jogou pelas categorias de base da Seleção Brasileira. O atacante foi um dos principais jogadores do título do Mundial Sub-20. Naquele torneio, ele entrou em campo sete vezes e marcou dois gols.
O destaque fez com que Dudu fosse negociado com o Dynamo de Kiev, da Ucrânia, por 5 milhões de euros – cerca de R$ 11,6 milhões na época. Porém, no frio da Europa, o atacante pouco jogou, e retornou ao futebol brasileiro em 2014, para o Grêmio, por empréstimo. Com a camisa tricolor, ele fez 55 jogos, oito gols e deu cinco assistências.
A boa temporada fez com que o atacante fosse requisitado por diversos clubes no ano seguinte. Até que o diretor de futebol do Palmeiras na época, Alexandre Mattos – hoje, no Cruzeiro – atropelou a concorrência e fechou com o jogador de forma surpreendente. E assim começava uma era de títulos e vitórias com a camisa alviverde.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cruzeiro anuncia contratação de Dudu, ídolo do Palmeiras no site CNN Brasil.